Untitled Document
Voltar para a Home...   terça-feira, 17 de outubro de 2017
Siga-nos no Twitter...
Voltar para a Home...

Artigos
SEGURANÇA

O bom controle na entrada de veículos é fundamental na proteção dos condomínios
É aconselhável que os prédios possuam sistema de enclausuramento (duplos portões).
Na segunda metade de maio, a emissora de televisão Record exibiu, no programa Domingo Espetacular, uma reportagem sobre testes nas entradas dos condomínios, principalmente nas de veículos, sendo que na maioria dos casos o repórter conseguiu burlar os controles de acesso dos prédios. As invasões foram filmadas, sendo veiculado da seguinte maneira: “Programa jornalístico faz teste nas entradas de diversos condomínios - Raio-x do perigo: Domingo Espetacular testa segurança de condomínios  - Você considera sua casa segura? Acredita que está livre de qualquer perigo em seu condomínio? O Domingo Espetacular prova que nem tudo é o que parece.”
Fonte: http://noticias.r7.com/, de 19/05/14.
Mais uma vez ficou comprovada que a entrada de veículos é um local de alta vulnerabilidade nos condomínios. Para tanto, deve-se atentar para os corretos procedimentos de entrada nas garagens. Os gestores dos condomínios devem estar atentos e orientar seus funcionários para, nunca, abrirem os portões de veículos identificando, simplesmente, os carros ou suas placas e, sim, verificando quem está dentro dos mesmos. É melhor pecar pelo excesso de zelo do que agilizar a entrada de autos no condomínio e liberar o acesso para possíveis ladrões. É aconselhável que os prédios possuam sistema de enclausuramento (duplos portões). Os portões devem ser intertravados entre si, de forma que somente se abra o posterior após o fechamento do anterior. Isso serve para que os veículos sejam visualizados com maior detalhe, além de permitir o acesso de um carro por vez na clausura, bem como adquirir-se controles remotos do modelo anti-clonagem e com sistema de identificação de moradores e veículos.   Tais entradas devem ser monitoradas por câmeras de CFTV, além de possuir sistemas de interfonia e controle de acesso informatizado no interior do enclausuramento.
Os condôminos devem ser orientados a seguir as normas e procedimentos de acesso ao condomínio, compreendendo a atitude preventiva do porteiro quando não libera, de imediato, o portão de entrada, ressaltando que a identificação principal é a do morador e não a do carro. Além disto, deve-se ressaltar a importância em se qualificar os colaboradores através de  um bom treinamento, acarretando a melhoria da qualidade na prestação de serviço.

José Elias de Godoy
Especialista de Segurança em
Condomínios e autor dos livros
“Manual de Segurança em
Condomínios’’ e “Técnicas de
Segurança em Condomínios”.
elias@suat.com.br


  Untitled Document





Untitled Document

Jornal Sindico News - Editora Santa Luiza Ltda.
Tel: 11 5573-0333 - São Paulo - contato@sindiconews.com.br
© COPYRIGHT 2012 - Todos os direitos reservados
 
1048126 visitas
 
Desenvolvido por