ASSOSINDICOS
|
Responsabilidade Civil do Síndico |
Qualquer pessoa pode se tornar síndico de um condomínio? pense, se prepare e busque conhecimento, pois ser síndico não é para amadores | |
O que é? Segundo o Art. 927, CC: “Aquele que, por ato ilícito (arts. 186 e 187), causar dano a outrem, fica obrigado a repará- lo.” Art. 186, CC: “Aquele que, por ação ou omissão voluntária, negligência ou imprudência, violar direito e causar dano a outrem, ainda que exclusivamente moral, comete ato ilícito.” Art. 187, CC: “Também comete ato ilícito o titular de um direito que, ao exercê-lo, excede manifestamente os limites impostos pelo seu fim econômico ou social, pela boa-fé ou pelos bons costumes.” Sabendo a teoria do Código Civil, vamos entender o que isso impacta na atividade do síndico e quais as suas responsabilidades perante o Código Civil. De acordo com o Artigo 1.348, CC: “Compete ao síndico: I – convocar a assembleia dos condôminos; II – representar, ativa e passivamente, o condomínio, praticando, em juízo ou fora dele, atos necessários à defesa dos interesses comuns; III – dar imediato conhecimento à assembleia da existência de procedimento judicial ou administrativo, de interesse do condomínio; IV – cumprir e fazer cumprir a convenção, o regimento interno e as determinações da assembleia; V – diligenciar a conservação e a guarda das partes comuns e zelar pela prestação dos serviços que interessem aos possuidores; VI – elaborar o orçamento da receita e da despesa relativa a cada ano; VII – cobrar dos condôminos as suas contribuições, bem como impor e cobrar as multas devidas; VIII – prestar contas à assembleia, anualmente e quando exigidas; IX – realizar o seguro da edificação.” Diante dessa série de obrigações e responsabilidades, vem o questionamento: Qualquer pessoa pode se tornar síndico de um condomínio? A resposta é simples, sim pode, mas a questão principal é: Essa pessoa está realmente preparada ou irá se aventurar com base na teoria da tentativa de acerto e erro? E se der errado? Então a melhor alternativa é se preparar, se qualificar, vivenciar problemas nos condomínios e as soluções encontradas. Participar de cursos, palestras no segmento, atuar como sub-síndico ou participar ativamente de um conselho e ir adquirindo o preparo necessário para assumir tamanha responsabilidade. O tema é muito importante e precisa ser levado em consideração, principalmente conhecendo as responsabilidades atribuídas a esta nobre função. Ser síndico não é para amadores, pense nisso, se prepare e busque todo conhecimento possível. Faça parcerias e mantenha-se sempre atualizado. Sucesso !
Associe-se Conheça nossos planos para se tornar um membro da Assosindicos, A Casa dos Síndicos.
Nova Logomarca Assosindicos apresenta sua nova logomarca ao mercado. “Nosso objetivo é congregar os Síndicos e trocar ideias para o desenvolvimento do mercado e da profissão” Renato Tichauer – Presidente da Assosindicos.
AGENDA DE AVENTOS Dia 24/10 4º Trocando Ideias entre Síndicos irá apresentar o tema sobre “O Condômino Antissocial”. Participarão do evento o Presidente de Honra da Assosindicos, Marcio Rachkorsky e palestrantes Na área de direito e comportamento social. O evento visa esclarecer como o síndico deve se portar diante de situações inadequadas promovidas por condôminos.
Dia 07/11 Workshop Zelador Eficaz
Para maiores informações e inscrições, ligue: (11) 2503-5620 ou acesse o nosso site: www.assosindicos.org.br atendimento@assosindicos.org.br
Sergio Zaveri Diretor de Marketing Assosindicos
 |