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SEGURANÇA

Correto procedimento ao acionar órgãos de emergência
O que se percebe é certa desinformação, por parte da população, quando se fala sobre qual seria o procedimento correto ao acionar, via fone, as organizações públicas ou privadas de emergência. Tal desinformação tem gerado atrasos no atendimento e, consequentemente, descontentamento da sociedade assim como o desgaste de imagem das citadas instituições emergenciais.
Torna-se relevante lembrar que todas as pessoas estão sujeitas a situações adversas, e por isto mesmo, necessitarem da assistência de algum tipo de órgão de emergência tais como Polícia, Bombeiros, Ambulância, etc. ou até mesmo de empresas fornecedoras de serviços básicos como Comgás, Eletropaulo, Sabesp, entre outras. Para tanto, é de suma importância que todos tenham noção  de como deve ser o correto procedimento para se entrar em contato e solicitar socorro através  dos telefones de emergência. Para facilitar tais chamadas passaremos a seguir algumas dicas para esses casos:
• memorizar os números de emergência que normalmente são de três dígitos tais quais o 190, 193, 192, 197 entre outros, discando corretamente;
• ao ser atendido, identificar-se declarando seu nome (não obrigatório), função exercida (quando for o caso), endereço completo do local em que está falando, bairro, número do telefone do qual está ligando, uma rua ou qualquer outro ponto próximo como referência;
• solicitar o nome do (a) atendente;
• procurar manter a calma ao passar as informações, e falar em um tom bem audível, mas sem gritar, isto para facilitar a compreensão e entendimento;
• contar com detalhes e pausadamente o motivo da ligação e o que está ocorrendo, informando todos os dados solicitados;
• definir o local onde aguardará o auxílio, passando as coordenadas aos atendentes, e facilitar entrada ao lugar;
• caso haja demora excessiva, ligue novamente para a central de atendimento, fornecendo todos os dados novamente, informando sobre a solicitação anterior e o nome do primeiro atendente. Este procedimento deve ser repetido quantas vezes forem necessárias até o definitivo atendimento do órgão de emergência. 
Agindo da maneira citada anteriormente, as pessoas evitarão perguntas desnecessárias e terão suas solicitações mais prontamente resolvidas, ficando satisfeitas com os atendimentos de emergência das diversas organizações.

José Elias de Godoy 
Especialista de Segurança em Condomínios 
e autor dos livros “Manual de Segurança em Condomínios’’ 
e “Técnicas de
Segurança em Condomínios”. - elias@suat.com.br

     Telefones úteis de emergência
 190 ----------- Polícia Militar (Copom)
 192 -------------- Ambulância (Samu)
 193 ------------------------ Bombeiros
 197 --------------- Polícia Civil (Cepol)
 181 ----------------- Disque Denúncia



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