Untitled Document
Voltar para a Home...   sexta-feira, 15 de dezembro de 2017
Siga-nos no Twitter...
Voltar para a Home...

Artigos
SEGURANÇA

Proteção ao alcance de todos
Ao se falar em segurança, cabe ressaltar que este é um assunto polêmico e bastante vasto
Ao se falar em segurança, cabe ressaltar que este é um assunto polêmico e bastante vasto, portanto deve ser lembrado que, dentre as suas diversas modalidades, as mais destacadas são as que envolvem a proteção pessoal, familiar e patrimonial.
A segurança pessoal é a mais importante, pois visa a proteção do cidadão individualmente e independe do sexo, cor, raça, situação sócio-econômica ou política. A segurança individual, nestes nossos tempos, tornou-se uma preocupação constante entre todas as pessoas, pois este assunto é um dos principais anseios que qualquer ser humano almeja no decorrer de sua existência; além disto, dentro dos princípios do próprio direito, são-lhe garantidos, dentre outros, a vida, a liberdade de ir e vir, a tranqüilidade e a sensação de estar e permanecer seguro em qualquer hora e lugar.
A família é considerada a “Célula Máter” da sociedade, e, esta possui uma convivência em  um local comum, chamado lar ou residência. Portanto, há uma tendência, mais do que natural, do homem em proteger a sua prole e sua descendência; por isto existe uma grande preocupação, por parte das pessoas, em que sua família fique isenta, livre e distante de qualquer hostilidade ou agressão externa.     
As aquisições pessoais são, na maioria dos casos, frutos de muita labuta e sacrifícios. Portanto, é compreensível o zelo e cuidado para que esses bens sejam guardados ou protegidos. Com o advento da modernidade, criaram-se inúmeras maneiras legais a fim de se efetuar a proteção desse patrimônio, quer seja pela aquisição de equipamentos eletrônicos, quer pela contratação de serviços especializados em segurança ou até por assegurar seus bens em companhias de seguro, entre outros.
Ao Estado foi-lhe incumbido a missão  de manter a Segurança Pública, mas devido as adversidades, que independem de sua vontade, tornou-se praticamente impossível, aos seus governantes, a proteção eficaz, eficiente e  efetiva de toda a população, ocasionando uma busca, em massa, pela autodefesa de cada cidadão, sua família e seus bens.
Torna-se oportuno lembrar que para se ter a segurança ideal, as pessoas precisam mentalizar que a verdadeira proteção inicia-se com a prevenção. Pois através desta, se consegue evitar que os fatos delituosos ocorram; no entanto, havendo falhas preventivas, situações de risco tornam-se  iminentes e reais, necessitando usar meios repressivos, a fim de repelir tais agressões, onde não se pode desconsiderar o perigo, em caso da falha de tais meios, podendo haver danos irreversíveis à suas possíveis vítimas.
Visto isso, chega-se a seguinte conclusão:
“ PREVENIR É SEMPRE O MELHOR E MAIS SEGURO MÉTODO PARA A SEGURANÇA DE TODOS NÓS.”

José Elias de Godoy
Especialista de Segurança em Condomínios
e autor dos livros “Manual de Segurança em Condomínios’’
e “Técnicas de Segurança em Condomínios”.

elias@suat.com.br



  Untitled Document





Untitled Document

Jornal Sindico News - Editora Santa Luiza Ltda.
Tel: 11 5573-0333 - São Paulo - contato@sindiconews.com.br
© COPYRIGHT 2012 - Todos os direitos reservados
 
1176286 visitas
 
Desenvolvido por