Untitled Document
Voltar para a Home...   terça-feira, 17 de outubro de 2017
Siga-nos no Twitter...
Voltar para a Home...

Artigos
ASSUNTOS DIVERSOS

Especializados e Especiais

Os zeladores são nossos parceiros tanto quanto os síndicos. Em todas as entrevistas que realizamos nestes últimos anos, o Síndico News foi muito requisitado. Eles costumam pedir ao síndicos que, depois de terem lido, emprestem o jornal. O Dia do zelador e dos funcionários de condomínio (11/02) se aproxima. Este ano comemoraremos lembrando de grande profissionais, que dividiram com os leitores um pouco de seus conhecimentos na área. Mas nosso cumprimento vale a todos os profissionais, que contribuem para o funcionamento do sistema condominial.

Gerente
Paulo Giordano é administrador de empresas aposentado. O gerente condominial tem um estilo pulso firme. É o profissional que quer saber de tudo, o tempo todo. No caso de estar viajando e acontecer um imprevisto no prédio, o porteiro é obrigado a fazer uma ligação para seu telefone celular. Então, o gerente toma uma decisão e passa as instruções. Se estiver na cidade e souber do problema, volta imediatamente ao edifício.
“Para ser um bom gerente é preciso ter sensibilidade no trato com pessoas, moradores e o máximo de atenção com segurança. Outra dica importante aos zeladores é sempre ter um eletricista e um encanador de confiança e disponíveis 24h por dia”, explicou Paulo.

Único profissional
Roberto Arruda não costuma ter funcionários sob o seu comando, não administra as finanças do prédio e não fez o regimento interno. Mas sua função tem extrema importância no condomínio. Este zelador já fez absolutamente de tudo. Foi faxineiro, porteiro, vigia, segurança e carteiro.
O zelador diz ter sempre uma boa relação com todos os moradores. Quando é chamado para consertar algo nos apartamentos, faz o serviço com prazer. Quando questionado sobre problemas ou dificuldades no trabalho, ele desconversa: “Sempre tem alguns problemas, mas o trabalho é tranquilo. Esse emprego não tem dificuldade nenhuma.

Unanimidade
Roque da Silva é zelador do Edifício Lafer, localizado no bairro da Vila Mariana. Unanimidade no condomínio em que trabalha, já faz parte do cotidiano dos moradores. Ele faz pintura, conserta encanamento, cuida do prédio e supervisiona os funcionários.
Segundo o zelador, para o profissional de condomínio trabalhar bem, a educação é fundamental. "Você precisa ser bem educado com as pessoas para não criar confusão, intriga e esse tipo de coisa. Mesmo assim, tem vez que é preciso ser chato, mas se o funcionário não tiver uma boa educação, não vai dar certo no prédio. O funcionário que anda de cara feia, não dá bom dia, não dá um sorriso, acaba indo embora antes do previsto. Quando é preciso falar duro, fala duro, mas de um jeito não ofensivo. Amizade e boa educação prevalecem em qualquer tipo de emprego", detalhou Roque.

Toque feminino
Não é difícil conhecer histórias de brasileiros batalhadores, que não têm medo de trabalhar e que, ainda por cima, gostam demais do que fazem. Marita Moura se encaixa neste perfil e é mais uma personagem dessa saga chamada vida condominial. Ela é auxiliar de serviços gerais e diz que a mulher trabalha melhor e com mais amor. " É mais fácil porque o homem é menos tolerante e menos caprichoso. Por ser mulher, eu capricho e domino a situação. Faço com um pouquinho mais de jeito e dedicação. A mulher se apega mais com o trabalho”.
“Nunca se queixaram de mim. Elogiam-me bastante e reconhecem meu trabalho. Eu costumo dizer que não trabalho aqui por causa de salário, mas por causa dessa gratidão e reconhecimento”. “Eu valorizo muito meu emprego. Depois dos meus filhos, a melhor coisa que me aconteceu foi meu trabalho”, disse Marita.

Profissionalismo 
Mauro Antonio da Silva é o zelador do Ed. Jardim do Carmo, na Aclimação. Seu profissionalismo é baseado em um bom relacionamento interpessoal. "Tem que ser como uma catraca. Tem vezes que um fala de outro. Por exemplo, um porteiro está estressado e te ofende. Se você não estiver bem psicologicamente, acaba entrando em conflito com ele e até perdendo a razão. Sem preparo não é possível trabalhar.
Seu relacionamento com o síndico é muito bom. 

 



  Untitled Document





Untitled Document

Jornal Sindico News - Editora Santa Luiza Ltda.
Tel: 11 5573-0333 - São Paulo - contato@sindiconews.com.br
© COPYRIGHT 2012 - Todos os direitos reservados
 
1048169 visitas
 
Desenvolvido por